Esse mês é marcado por diversas ações que fazem alusão ao Dia Mundial da AIDS, celebrado no último dia primeiro. Depois do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, chegou a vez do Dezembro Vermelho.

Além da mobilização sobre prevenção ao vírus HIV e a AIDS, o período também alerta sobre outras IST (infecções sexualmente transmissíveis).

Em 1987, com o objetivo de conscientizar a população sobre o problema, a ONU (Organização das Nações Unidas) iniciou o movimento instituindo o Dia Mundial da AIDS.

Como sabem a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença infecciosa transmitida pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e ainda hoje, é uma das patologias que mais matam no mundo.

Segundo dados da Secretaria de Estado de São Paulo da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil e sete pessoas morrem por dia só em São Paulo.

Por esse motivo é tão importante, movimentos como o Dezembro Vermelho que, acima de tudo, objetivam chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Desde que surgiu, a AIDS sempre foi encarada com medo e preconceito, especialmente por ser tão mortal, nas décadas de 80 e 90.

Passado o primeiro alarde, houve um período de refração, entretanto, na contramão do mundo, os casos de AIDS no Brasil vem aumentando, especialmente entre os mais jovens.

Segundo dados do UNAIDS, entre os anos 2010 e 2018 registrou-se um aumento de 21% no número de novas infecções por HIV.

Sendo assim, mais do que nunca precisamos nos unir e ajudar na conscientização contra a doença. Entre as informações que todos precisam saber estão:

• A Transmissão do vírus HIV pode ser através de relações sexuais sem proteção; compartilhamento de seringas contaminadas; de mãe para filhos (durante a gestação ou amamentação);
• A prevenção vem através de cuidados como fazer uso de seringas e agulhas descartáveis; uso de preservativo durante as relações sexuais; em caso de gravidez, uso de antirretrovirais durante a gestação, entre outros.

É importante ressaltar que quanto antes o portador do HIV iniciar a adesão ao tratamento, mais chances ele tem de manter a quantidade do vírus no organismo controlado, o que impede a pessoa de adoecer e até transmitir o vírus para outras pessoas.

Em suma, o objetivo do Dezembro Vermelho é acabar de vez com a epidemia, portanto, é dever de todos ajudar nesta luta.

Com mais de 10 anos com expertise no segmento de locação de equipamentos para construção civil e manutenção industrial, a Americandaimes também abraça esta causa.

Vamos todos juntos contra a AIDS. Faça parte você também desse movimento!