Entenda como projetos sociais e a vontade de mudar os rumos de carreira levam mais  mulheres a ingressar no setor.

Por muito tempo o mercado da construção civil e obras foi predominantemente masculino. Porém, hoje o cenário já começa a mudar. Mesmo caminhando a passos lentos, o crescimento do número de mulheres atuando nessa área é positivo. Muitos são os desafios, como igualdade salarial, respeito dos colegas de profissão e possibilidades de ascensão na carreira, como por exemplo, conquistar cargos de gestão das obras.

Apesar disso, as mulheres encontram na construção civil uma forma de fugir dos baixos salários oferecidos às domésticas e oportunidade de desenvolvimento de carreira. Diante à crise econômica que assolou o país e foi responsável pelo fechamento de várias vagas nas áreas de negócios, as mulheres buscaram por qualificação técnica para sair do desemprego.

Projetos sociais incentivam a participação feminina no setor

A boa notícia para o crescimento da mulher nesse setor, é que existem projetos sociais responsáveis por estimular essa participação feminina. Um desses trabalhos é o Mulheres em Construção, que tem como objetivo desenvolver cursos de formação na área da construção civil para mulheres e inseri-las em um mercado até então predominantemente masculino. Um dos pilares da organização é promover autonomia e empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Outra iniciativa é o projeto Mão na Massa, com origem no Rio de Janeiro, com o objetivo de aumentar o número de mulheres qualificadas para trabalhar em obras. Desde 2007, eles já capacitaram mais de 1.200 mulheres gratuitamente. Nesse curso, elas encontram um leque de oportunidades e desenvolvimento profissional. Ao final do treinamento, as profissionais são certificadas a nível nacional pelo Senai e pela Faetec.

Adequação do ambiente de trabalho

Com as mulheres conquistando cada vez mais espaço nos canteiros de obras, alguns ajustes são necessários nesse ambiente de trabalho. Como exemplo, podemos citar a construção de banheiros exclusivamente femininos e equipamentos de proteção individual feitos para as mulheres.

Maiores desafios são os cargos de gestão

Apesar das iniciativas para o crescimento das mulheres no mercado da construção civil e obras, nem tudo são flores para as profissionais desse setor. Conquistar cargos de gestão, que tem forte poder de tomada de decisão ainda é um objetivo um pouco distante. Acredita-se que no futuro esse cenário mude, já que, se compararmos com números do passado, as mulheres já conseguiram avançar e começaram a conquistar espaço signitivatico nesse nicho do mercado.

A Americandaimes deseja a todas um feliz dia das mulheres e que possamos continuar quebrando barreiras para a inserção e maior presença feminina na construção civil e obras.